5 dicas para garantir o bom atendimento na área da saúde

Tempo de leitura: 3 minutos

Um bom atendimento na área da saúde é a chave para deixar um cliente satisfeito e fidelizá-lo.

Disso você já sabe, não é mesmo?

O boca a boca permanece como uma das melhores ferramentas de marketing para qualquer tipo negócio! Pessoas acreditam mais em outras pessoas que em empresas.

E na área da saúde não poderia ser diferente. O bom atendimento deve ser visto como um grande diferencial do seu negócio para que os clientes se sintam satisfeitos.

E tudo isso parte de um conceito importantíssimo, o de humanização no atendimento na área da saúde.

Afinal de contas, por meio de um bom atendimento ao cliente, um elo de confiança e satisfação é estabelecido.

A experiência do paciente, hoje em dia, é fundamental para fazê-lo retornar ao seu laboratório ou clínica frente a uma nova necessidade.

Mas tão essencial quanto um bom atendimento na área da saúde, são os desafios para conseguir alcançar excelência nesse quesito. Por isso, preparamos este post!

Confira as principais dicas para garantir um atendimento impecável aos seus pacientes:

1 – Defina um padrão de bom atendimento ao cliente

É fundamental que o seu negócio seja uniforme. Ou seja: que tenha um padrão definido de atendimento.

Isso agiliza o processo, qualifica e facilita o treinamento dos seus colaboradores e agrega valor à experiência dos pacientes.

Sem falar que a padronização evita erros, minimiza os atrasos e permite uma agenda harmônica, com a possibilidade de atender os pacientes com tranquilidade, atenção e eficiência.

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2. Conte com o auxílio de tecnologias

Agendas on-line e integradas, softwares de gestão, disparos de e-mails com lembretes para os pacientes… Essas são apenas algumas das tecnologias disponíveis para otimizar o atendimento na área da saúde.

Convém se atentar às grandes tendências tecnológicas para diagnosticar quais delas se adaptam perfeitamente às necessidades e aos objetivos do seu negócio.

Bem como, é claro, ao perfil do seu público-alvo para tornar o atendimento muito mais eficaz.

3. Foque na humanização do atendimento na área da saúde

Empatia é fundamental no bom atendimento ao cliente. É por meio dela que seus atendentes vão se sensibilizar às dores e aflições, proporcionando uma experiência mais confortável e receptiva aos pacientes.

Para tanto, conheça previamente o seu público, descubra quais são os seus principais problemas, desafios e dificuldades, para que as melhores soluções sejam apresentadas.

Além disso, capacite continuamente a sua equipe, para que cada um dos colaboradores entenda como impactar, positivamente, o dia dos pacientes.

4. Dimensione adequadamente a sua equipe no atendimento na área da saúde

Nem falta, nem excesso: a criação de uma equipe deve ser planejada para que o bom atendimento seja uma consequência natural de um bom trabalho.

Toda a equipe do laboratório, de técnicos à equipe de limpeza, deve ser pensada com cuidado para atender às necessidades dos pacientes.

Afinal de contas, quando se tem uma equipe na medida certa, o investimento é mais assertivo e o controle é mais efetivo.

5. Conte com a opinião dos seus pacientes sobre o atendimento na área da saúde

Pesquisas de satisfação podem ser fundamentais para desenvolver a sua marca. E por quê? Por meio delas, você identifica o que tem funcionado bem no atendimento e quais aspectos devem ser melhorados para melhorar a experiência dos seus pacientes.

Para tanto, foque em formulários físicos (disponíveis na recepção, por exemplo), em pesquisas no seu site ou nas redes sociais, e até mesmo mediante envio por e-mail.

Nesses casos, é importante não achar que você sabe tudo sobre o que o cliente pensa: exercite a escuta! Feedbacks podem ser surpreendentes e, em geral, fornecem insumos importantíssimos para que você melhore o seu laboratório!

Qual o seu maior desafio no atendimento na área da saúde? Deixe-o nos comentários!

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