Agendamento de exame online: vale a pena oferecer em meu laboratório?

Tempo de leitura: 5 minutos

Que as inovações tecnológicas revolucionaram qualquer âmbito da nossa sociedade atual não é nenhum segredo, certo? O mesmo acontece com as rotinas dos laboratórios médicos: novos equipamentos precisaram ser adicionados, novos procedimentos que envolvem a inteligência artificial foram incluídos, entre outros pontos.

O paciente, por outro lado, vê nesse avanço uma nova experiência de atendimento. Hoje é preciso que a informação seja ágil, de confiança e de fácil acesso. Com isso, aparece a questão do agendamento de exame online.

Os laboratórios, então, se veem em uma situação de adaptação para atender aos pedidos dos pacientes. Mas, afinal, vale a pena oferecer o agendamento de exame online nos laboratórios? Quais são os passos para implantá-lo?

Neste artigo, iremos explicar sobre as duas perguntas citadas acima, além de abranger mais o assunto. Ficou interessado? Então continue a leitura!

Como funciona o agendamento de exame online?

O agendamento online de clínicas médicas ocorre por meio de um site ou plataforma na qual o paciente pode acessar pelo celular ou gadgets portáteis. Um aplicativo para Android e iOS, que tenha um aspecto semelhante ao site, pode ser extremamente útil e prático, já que hoje em dia todos temos smartphones.

Dentro do site ou app, que tem a marca do laboratório, devem estar dispostas diversas informações como endereço, contatos e textos explicativos. Logo após, o paciente escolhe qual especialidade deseja consultar (caso o laboratório ofereça mais de uma), informando também dias e horários disponíveis.

Outro ponto importante é que o laboratório deve deixar claro o nome do médico que realizará a consulta, de preferência junto a seu currículo, para demonstrar suas experiências acadêmicas e especializações.

Após a conclusão do agendamento de exame online, a instituição pode enviar por e-mail, WhatsApp ou SMS uma confirmação detalhando todas as informações escolhidas pelo paciente. Um link para que ele desmarque ou remarque a consulta no final do corpo do e-mail também é bem-vindo.

Como implementá-lo?

Como dito anteriormente, todo esse processo ocorre por meio de um site ou aplicativo, por isso é imprescindível que o laboratório aposte em uma equipe especializada de desenvolvimento para que a plataforma possa funcionar tranquilamente.

É muito importante que ambos os meios online sejam responsivos e de fácil entendimento. Assim, a experiência do paciente será aprimorada, gerando bons frutos para o laboratório. Veja também outras dicas importantes na hora de implementar agendamento de exame online:

  • Invista na criação de um site seguro e profissional para seu negócio
  • Mantenha seu site simples, afinal, conteúdo ou imagens demais podem espantar seus visitantes
  • Facilite que o cliente lhe contate através das principais páginas do site
  • No desenvolvimento do site, crie uma barra de navegação (menu) e agrupe o conteúdo de acordo com o tema e a importância para seu cliente
  • Utilize cores e fontes simples e fáceis de ler
  • Coloque os depoimentos de seus clientes satisfeitos no seu site

Quais são os seus benefícios do agendamento de exame online?

Agora que você já sabe como um exame online é realizado e como implantá-lo, que tal conhecer os principais benefícios? Leia abaixo:

Powered by Rock Convert

Redução de fila

Realizar atendimentos presenciais ou pelo call center pode resultar em enormes filas e congestionamento das linhas telefônicas. Essa espera pode levar minutos ou até horas. Em alguns casos, os pacientes desistem ou não conseguem agendar mais devido à alta procura.

Com o agendamento de exame online esse problema desaparece, pois o paciente não precisará esperar por horas até ser atendido. Além disso, ele saberá quando a consulta estará disponível, podendo escolher pelo dia e horário de preferência.

Agendamento a qualquer momento

Como o agendamento é online, não é necessário uma equipe para marcar a consulta, afinal, tudo ocorre automaticamente por meio de um software. Os pacientes, então, poderão marcar a consulta em qualquer horário, resultando em praticidade e conforto.

Qualidade no serviço

Como não haverá congestionamento e tumulto na recepção, é possível oferecer um atendimento personalizado logo na recepção, que resultará em uma avaliação positiva do laboratório, fidelizando um número maior de clientes.

Qualidade no fornecimento de dados

Às vezes, quando a pessoa da recepção está anotando os dados do paciente, alguns erros de escrita podem ocorrer, tanto no nome do paciente quanto em seus números de contato ou endereço.

Por isso, quando o cliente digita os próprios dados, a probabilidade de eles serem assertivos é muito maior. Ao concluir o agendamento de exame online, o laboratório pode requerer análise desses dados para constatar se alguma mudança precisa ser realizada, o que torna o processo ainda mais benéfico.

Praticidade para o laboratório

Olhando por outro lado, os laboratórios também estarão em uma situação mais confortável, afinal, não será mais necessário cadernos com longas anotações para saber quais horários estão disponíveis. Tudo estará contido em uma tela do computador ou na palma das mãos pelos smartphones.

Aviso sobre exames prontos

Além de agendar as consultas, os pacientes também poderão olhar resultados de exames por meio dessa mesma plataforma. Os laboratórios poderão elaborar uma mensagem personalizada por e-mail, WhatsApp ou SMS informando que as informações já estão disponíveis.

Outro ponto positivo é que a instituição pode criar um banco de dados com todos os dados coletados — seguindo toda ética médica, claro —  com o intuito de realizar pesquisas que fomentarão a área da saúde.

Conclusão

No final deste texto, chegamos à conclusão que vale a pena investir em um agendamento de exame online. Afinal, nos dias atuais, antes mesmo de o paciente pensar em qual laboratório escolher, ele realiza uma breve pesquisa virtual. E, obviamente, levará em consideração os laboratórios que oferecem facilidade de contato e marcação de consultas.

Do outro lado, os laboratórios também saem ganhando: com a implementação de uma plataforma online, um número maior de agendamentos pode ocorrer, resultando em um quantidade maior de pacientes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *